Seja bem-vindo a esse espaço no qual se pretende multiplicar conhecimentos pertinentes ao continente africano e de sua diáspora no Novo Mundo. É reconhecida a necessidade das trocas de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na busca da inclusão de temas que contribuam para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas e a criticar estereótipos organicamente naturalizados.



domingo, 18 de abril de 2010

No piano da patroa

Em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal peça que homenageia Sinhô, o rei do Samba. O espetáculo revive a vida do sambista por meio de um sarau e marca os 80 anos de morte de José Barbosa da Silva, o Sinhô, reunindo, em cena, grandes nomes da música nacional como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Villa Lobos, entre outros.
Elenco: André Araújo, Itauana Ciribelli, Jorge Lucas, Marcos França, Mareliz Rodrigues, Marcelo Rezende e Rosane Corrêa.
Texto, musicas e direção musical: Roberto Bürgel.
Direção: Lena Horn
De 15/04 a 10/06: Quartas e quintas às 19h. R$ 25 e R$12,50 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos.
Duração: 80 min
Endereço: Av. Rio Branco, 241. Centro, Rio de Janeiro. Tel. 3261-2550

José Barbosa da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 08 de setembro de 1888. Estudou flauta, mas ficou famoso como pianista. "Ele era o traço mais expressivo ligando os poetas, os artistas, a sociedade fina e culta às camadas profundas da ralé urbana. Daí a fascinação que despertava em toda a gente quando levado a um salão" (BANDEIRA).
Compositor de sucessos como Jura, regravado com sucesso por Zeca Pagodinho. Polêmico ficou conhecido pela frase "samba é como passarinho. É de quem pegar" com a qual respondia aqueles que o perguntavam a repeito de composições das quais teria se apropriado. Ao mesmo tempo, preocupava-se em assegurar a autoria de suas composições carimbando e assinando suas partituras.

Morreu de tuberculose em 04 de agosto de 1930, aos 41 anos de idade, a bordo de uma barca que fazia a travessia entre a Ilha do Governador e o Cais Pharoux no Rio de Janeiro.

Referências

BANDEIRA, MANUEL. O enterro do Sinhô. Disponível em: <http://www.releituras.com/mbandeira_sinho.asp>. Acesso em: 18 abr. 2010.

SIM Sinhô. Disponível em: <http://www.almanaquebrasil.com.br/voce-sabia/sim-sinho/>. Acesso em: 18 abr. 2010.

SINHÔ. Disponível em: <http://www.mpbnet.com.br/musicos/sinho/index.html>. Acesso em: 18 abr. 2010.

SINHÔ, o rei do samba. Disponível em: <http://www.bercodosamba.com.br/bio_sinho.asp>. Acesso em: 18 abr. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário