Seja bem-vindo a esse espaço no qual se pretende multiplicar conhecimentos pertinentes ao continente africano e de sua diáspora no Novo Mundo. É reconhecida a necessidade das trocas de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na busca da inclusão de temas que contribuam para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas e a criticar estereótipos organicamente naturalizados.



segunda-feira, 5 de abril de 2010

ÁFRICAS



Como primeira postagem escolhi a poesia de autoria de Antônio Jacinto. Apresentada pela historiadora Mônica Lima em sua palestra inaugural na pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM.
Antônio Jacinto, cujo nome completo é António Jacinto do Amaral Martins, nasceu em Luanda em 1924 e faleceu em 1991. Orlando Távora é o pseudónimo utilizado por António Jacinto como contista.
Por razões políticas esteve preso entre 1960 e 1972. Militante do MPLA, foi co-fundador da União de Escritores Angolanos, membro do Movimento de Novos Intelectuais de Angola e participou activamente na vida política e cultural angolana. Foi empregado de escritório e técnico de contabilidade, Ministro da Educação de Angola e Secretário de Estado da Cultura.
A sua obra está publicada nos seguintes livros: “Poemas”, 1961, “Vôvô Bartolomeu”, 1979, “Poemas”, 1982, “Em Kilunje do Golungo”, 1984, “Sobreviver em Tarrafal de Santiago”, 1985, “Prometeu”, 1987, “Fábulas de Sanji”, 1988.






O RITMO DO TANTÃ



*Antônio Jacinto*



" O ritmo do tantã não tenho no sangue

Nem na pele

Nem na pele

Tenho o ritmo do tantã no coração

No coração

No coração

O ritmo do tantã não tenho no sangue

Nem na pele

nem na pele

Tenho o ritmo do tantã

sobretudo

Mais no que pensa

Mais no que pensa

Penso África, sinto África, digo África

Odeio em África

Amo em África

Estou em África

Eu também sou África

Tenho o ritmo do tantã

sobretudo

No que pensa.(...)"



fonte: http://www.antoniomiranda.com.br

http://resistente.3e.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário