Seja bem-vindo a esse espaço no qual se pretende multiplicar conhecimentos pertinentes ao continente africano e de sua diáspora no Novo Mundo. É reconhecida a necessidade das trocas de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na busca da inclusão de temas que contribuam para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas e a criticar estereótipos organicamente naturalizados.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Jongo


Dança do Jongo

ORIGEM: O Jongo é uma Dança de origem africana,possivelmente do Povo oriundo de Angola,da qual participam homens e mulheres,possivelmente quer dizer divertimento.
O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e dança.
Alguns pesquisadores classificam-no como um de "tipo de Samba" mais antigo, seria ele que daria mais tarde origem ao Samba.Em alguns locais o nome pode variar como Caxambu,Dança do Jongo, Bambelô ,dentre outros.


A FESTA: É uma música feita para dançar, e fundamenta-se com o "ponto", ou seja, a pessoa tem que "desamarrar"(decifrar) o "ponto".O "ponto" seria uma espécie de adivinha, onde o verso cantado não expressa de forma muito clara o que se trata, e é preciso descobrir para saber do que fala a música.
Exemplo de uma crítica feita a um chefe político:

"Tanto pau de lei
que tem no mato,
imbaúba é coroné."

A explicação do "ponto" é que no meio de muita gente boa que existe,foram escolher logo o "coronel" que não é bom,para um cargo tão importante.Segundo a comparação da música:
Pau de Lei: Gente boa, e Imbaúba: Imbaúba ,é uma arvore cuja a madeira é ôca sem muita serventia,gente ruim.

Na maioria das vezes a música é cantada por duas vozes ,ou três vozes.
Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contraria ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum,como passos para frente,pulos,giros ,etc.

INSTRUMENTOS MUSICAIS:Na Dança são utilizados os seguintes instrumentos musicais:
Da esquerda para direita:
1.Atabaque Guanazamba.
2.Guaiá.
3.Atabaque Candongueiro.
4.Puíta,cuíca.
5.Atabaque Cazunga



1.Atabaques(Três a quatro),recebem uma grande variação de nomes como:Tambor,Angona,Candongueiro,Cadete,Pai João,Pai Tôco, etc.Ele é dividido em :

Guanazamba,Pai João,Pai Tôco,Tambor : É o maior te todos ,é um pedaço de madeira que por meio de fogo é deixada ôca ,de um lado a outro,com aproximadamente 100cm a 120 cm de comprimento e um diâmetro de aproximadamente 40 cm,numa das extremidades é colocado o couro de boi
(na maioria das vezes) e a outra fica livre.A forma como é tocado consiste em deitar horizontalmente o atabaque no chão sentasse nele e bate com as mãos no couro.

Candongueiro,Joana,Angona: Um pouco menor, mede 80cm a 100cm e 30cm de diâmetro,é tocado por pancadas suaves das pontas dos dedos,para produzir um som mais agudo,tipo "arranhado",é tocado do mesmo modo da Guanazamba.

Cadete:Terceiro maior mede 50cm a 60 cm de comprimento e 20 cm de diâmetro,é tocado do mesmo modo da Angona,é tocado do mesmo modo da Guanazamba.

Cazunga: É o menor dos quatro possui.Único que não é tocado deitado ao chão, pois fica pendurado no corpo do tocador por alças.

2.Puíta,cuíca: Instrumento de aproximadamente 30cm de comprimento e aproximadamente 15cm a 20cm de diâmetro, é uma madeira ôca,em uma das extremidades é coberto com o couro , no centro deste couro é amarrado uma haste de madeira,bem lisa de aproximadamente 30cm de comprimento.
É tocado colocando o instrumento entre os joelhos pressionando-o, e com um pano molhado esfrega a haste tirando o som, ou também coloca-se a mão sobre o couro,externamente, resultando sons diferentes.

3.Guaiá,chocalho: Pequeno recipiente de metal ôco (é um chocalho, assemelha-se a uma caneca fechada, tendo até uma alça para segurar) , que contêm no seu interior chumbo,pedrinhas,sementes ou outra coisa que sirva para provocar o som a que se destina.Sua função na música é apenas de marcar a mudança de canto, para "desatar" o "ponto" que esta sendo dançado.

fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/jongo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário