Seja bem-vindo a esse espaço no qual se pretende multiplicar conhecimentos pertinentes ao continente africano e de sua diáspora no Novo Mundo. É reconhecida a necessidade das trocas de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na busca da inclusão de temas que contribuam para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas e a criticar estereótipos organicamente naturalizados.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cia Folclórica do Rio de Janeiro (UFRJ) comemora seus 23 anos ao som da TAMBORZADA


Ainda há tempo de assistir a esse belo espetáculo.

Tem batuque em caixa de fósforos, na frigideira, mas tem também percussão forte saindo de tambor português, indígena, africano e até aqueles típicos da umbigada. No espetáculo TAMBORZADA, que comemora os 23 anos da Cia Folclórica do Rio de Janeiro–UFRJ, o ritmo reina para mostrar com quantos batuques se faz a cultura brasileira. Reunindo 40 artistas, entre músicos e dançantes, TAMBORZADA une dança e música dos quatro cantos do Brasil com a pulsação de nossas raízes, como poderá ser conferido de 13 a 16 de maio, no Teatro Angel Vianna, no Centro Coreográfico, na Tijuca. O público vai poder conhecer tambores típicos como atabaques, alfaias, Tambor de Crioula do Maranhão, crivador, meião, caxambu, candongueiro e tambú aprendendo sobre a riqueza da percussão e das danças brasileiras.

“Vamos montar em cena um grande terreiro que vai abrigar o sacro e o profano das culturas populares do Brasil. Cenografia, instalações, iluminação, figurinos, música ao vivo e muita dança, criarão um momento de artes integradas que pretendem sensibilizar as pessoas à identidade brasileira, com muita honra”, exalta Eleonora Gabriel, diretoa da Cia. Folclórica do Rio de Janeiro–UFRJ .


A Companhia Folclórica do Rio-UFRJ há 23 anos pesquisa expressões dançantes e musicais por todo país. É reconhecida, dentro e fora do Brasil, pela excelência na pesquisa da cultura brasileira. Integram seu repertório: Riojaneirices, acerca da cultura popular do Rio de Janeiro, Brasileirices, com várias manifestações brasileiras, Pelos mares da vida, sobre expressões tradicionais de brasileiros que vivem o mar, Natal Brasileiro, de reisados e pastoris nordestinos, Brasileirinho, sobre o folclore cotidiano e dentro da escola, Cem anos de frevo, em 2007, e Energia do Homem, coreografia para 723 pessoas de 13 danças populares brasileiras, na premiadíssima abertura do PAN 2007.

Ficha Técnica:
Direção Geral: Eleonora Gabriel | Direção Musical: Ronaldo Alves | Direção de Produção: Katia Iunes | Dançantes: Alex Costa, Alexandre Carvalho, Aline Sousa, Carla Giglio, Elaine Aristóteles, Eleonora Gabriel, Fernanda Veloso, Flávia Souza, Frank Wilson, Genilson Leite, Jacqueline Barbosa, Leonardo Amorim, Luan Gustavo, Márcia Cassaro, Mônica Luquett, Paola Pimentel, Renato Barreto, Rian Rodrigues, Rita Alves, Roberto Barboza, Rodrigo Magalhães, Sebastião Lima, Tatiana Reis, Tuanny Carvalho, Victor D’Olive, Viviane Brito e Viviane Martins
Músicos: Evandro do Carmo, Gabriel Gabriel, Lourenço Vasconcellos, Otávio Menezes, Paulino Dias, Ramon de Sant´ana, Roberto Monteiro, Ronaldo Alves, Wanessa Anchieta | Equipe de Arte: Chris Lopes, Cristiane Silva, Daniel Florenzano e Rafael Carneiro | Cenário: Ricco Neves | Equipe de Produção: Danyele Barros, Elaine Cristina e Márcio Romão.

fonte: http://www.overmundo.com.br/agenda/tamborzada-o-rufar-da-cultura-brasileira-em-cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário