Seja bem-vindo a esse espaço no qual se pretende multiplicar conhecimentos pertinentes ao continente africano e de sua diáspora no Novo Mundo. É reconhecida a necessidade das trocas de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na busca da inclusão de temas que contribuam para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas e a criticar estereótipos organicamente naturalizados.



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Back2Black 2010



Vem aí a nova edição do Festival Back to Black. A primeira aconteceu no ano passado e reuniu debates e shows variados em três dias de evento. O local, a Estação de Trem da Leoplodina no Centro do Rio, deu um charme todo especial ao festival. Na entrada mapas políticos da África e no interior lindas fotografias. Tive a felicidade de assistir a última noite do festival que reuniu, no debate, a escritora Dambisa Moyo e Gilberto Gil, como mediador o acadêmico Alberto da Costa e Silva. Cantando várias estrelas brasileiras e internacionais, entre elas Mart’nália, Angelique Kidjo, Omara Portuondo, Margareth Menezes, Dona Ivone Lara, Luiz Melodia e a, até então desconhecida do grande público, Maria Gadú. Uma bela festa.




Neste ano o festival acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto. A programação de debates terá, entre outros, Mia Couto, Rubem César Fernandes, Chris Abani e José Eduardo Agualusa. Na programação musical farão a festa artistas como Carlinhos Brown, Elza Soares, Seun Kuti, Arnaldo Antunes, Erykah Badu, Frejat, Mart’nália e Taj Mahal, além do DJ Negralha. Diferentemente do ano passado, a programação musical acontecerá em dois palcos diferentes e terá como destaque a realização de um baile charm tal e qual acontece no Viaduto de Madureira, com a presença inclusive de reais frequentadores.

Abaixo a programação:

Sexta (27.08):
No palco Estação:
às 19h, conferência "Direitos Humanos e sociedade civil", com Joyce Banda e outros;
às 21h, Carlinhos Brown;
às 22h30m, Seun Kuti e Fela’s Egypt 80

No palco Urbano:
às 23h, DJ Negralha;
à meia-noite, Stereo Maracanã;
à 1h, MC Zola;
às 2h15m, Zakee

Nos Trilhos:
às 20h30m, Quinteto Nuclear

Sábado (28/08):
No palco Estação:
às 19h30m, conferência "Criatividade", com Vik Muniz e outros;
às 21h, show de Arnaldo Antunes e Toumani Diabaté (participação de Jam da Silva);
às 22h30m, Erykah Badu

No palco Urbano:
às 23h, Theophilus London;
à meia-noite, Joya Bravo;
à 1h, Dave Stewart (participação especial de Judith Hill e Nadirah X

Nos Trilhos:
às 20h30m, Natasha Llerena.

Domingo (29/08):
No palco Estação:
às 17h, conferência "Literatura, Imagem e Som", com José Agualusa e Mia Couto;
às 19h, Celebração do Blues, com Elza Soares, Frejat, Mart'nália, Taj Mahal, Vieux Farka Touré e Lizz Wright.

No palco Urbano:
às 20h, Baile do Viaduto de Madureira.

Nos Trilhos:
às 18h30m, Os Roncadores.

Estação Leopoldina:
Av. Francisco Bicalho s/n, Centro — 2333-7866

Para acessar a programação completa do festival e obter maiores informações visite o site: http://www.back2blackfestival.com.br/portugues/

Um comentário:

  1. Eu quero ir no domingo assistir ao debate com o Mia Couto. Sou fãzoca. Fui no ano passado e assisti ao debate com Gilberto Gil e Dambiza Moyo, mediado pelo Alberto da Costa e Silva. Depois, show capitaneado por Martinália. Foi incrível!!! Estou com a mesma expectativa para este agora.

    ResponderExcluir