Seja bem-vindo a esse espaço no qual se pretende multiplicar conhecimentos pertinentes ao continente africano e de sua diáspora no Novo Mundo. É reconhecida a necessidade das trocas de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na busca da inclusão de temas que contribuam para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas e a criticar estereótipos organicamente naturalizados.



domingo, 2 de maio de 2010

Blues na veia!!!



Se tudo correr bem, dia 20 de maio de 2010 estarei no Canecão assistindo Jonh Dawson Winter III, tocando sua guitarra! Jonnhy Winter, é um dos melhores guitarristas de blues de todos os tempos e mesmo sexagenário, ainda conserva quase todo o vigor e a levada de trinta anos atrás. Albino, ou seja, com doença de hipopigmentação, sua presença no cenário musical, junto com seu irmão Edgard Winter e o nosso Hermeto Paschoal, poderiam induzir algum estudo sobre uma possível ligação da doença e da falta de melanina com a genialidade musical, mas não há, é claro, evidências científicas; porém a sua ligação com o sul dos Estados Unidos (palco de evidências racistas) e com a música negra (o blues) nos faz perceber o quanto algumas pessoas podem ser idiotas nas classificações baseadas em cores.

A ligação do guitarrista albino com Muddy Waters (Mckinley Morganfield – 1915-1983) e outros gênios do blues e do Rock and Roll produziram pérolas que enriquecem qualquer coletânea musical. Particularmente acho que ninguém supera o Jonnhy Winter na técnica com slide (deslizando as cordas da guitarra com um anel ou mais primitivamente com a boca da garrafa). Vale a pena sempre ouvir a versão de “Highway 61 Revisited” (do Bob Dylan).

Se você gosta de bons filmes sobre o Blues, há muitos, mas recomendo em especial “Cadillac Records”, dirigido em 2008 pela Darnell Martin e produzido pela Beyoncé ( que também atua e canta) sobre a gravadora Chess. É fora de série! Também vale a pena garimpar o filme do Win Wenders (The Soul of Man) de 2003, que retrata muito bem (como aliás ele fez em Buena Vista Social Club) o contexto social da música. Aliás este filme faz parte de uma série produzida pelo Martins Scorcese para a Tv sobre Blues que é toda muito boa, e pode ser encontrado em vídeo.


Abraços. Ricardo Meier.

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