Seja bem-vindo a esse espaço no qual se pretende multiplicar conhecimentos pertinentes ao continente africano e de sua diáspora no Novo Mundo. É reconhecida a necessidade das trocas de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na busca da inclusão de temas que contribuam para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas e a criticar estereótipos organicamente naturalizados.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pambazuka Newsmídia 35: Mídia Brasileira em África

O reconhecido semanário eletrônico e plataforma para justiça social em África
Pambazuka News (Edição Português): ISSN 1757-6504
Pambazuka News é o reconhecido semanário eletrônico e plataforma para justiça social em África com comentários afiados e profundas análises sobre política e assuntos contemporâneos, desenvolvimento, direitos humanos, refugiados, questões de gênero e cultura em África.
Para visualizar na web, vá para http://www.pambazuka.org/pt/

Destaques desta edição

POR UMA ÁFRICA LIBERTA, TAMBÉM, DE PREDADORES AFRICANOS
Luíz Araújo

“Não se pode ser tolerante para com os intolerantes”. Laurent Gbagbo e os seus apoiantes têm sido intolerantes, têm violado os princípios e valores que nos nossos dias sustentam a paz nacional e internacional socorrendo-se dos argumentos da violência e da chantagem.
http://www.pambazuka.org/pt/category/action/69963

TELEVISÃO BRASILEIRA EM MOÇAMBIQUE
Marilio Wane

Marilio Wane destaca neste artigo a relação perversa entre a televisão brasileira e o projeto neoimperialoista do Brasil frente a países africanos. Em certa medida, a mídia brasileira funciona como um braço da política externa brasileira em África. Nesse sentido, esta relação se coloca muito problemática devido ao caráter racista da imprensa brasileira. De acordo com o autor, "a recente afirmação do Brasil como potência emergente no cenário político mundial coloca o país em novas posições na hierarquia da geopolítica contemporânea. Dentre tantas faces através das quais se revela este fenômeno, uma delas é de particular interesse para aqueles que procuram identificar novas interconexões e fluxos humanos no ambiente cultural globalizado: a projeção hegemônica sobre países africanos, especialmente os de língua oficial portuguesa". Vejamos, pois, como o autor desenvolve seus argumentos.
http://www.pambazuka.org/pt/category/features/69772

RACISMO NO BRASIL PELA VOZ DO EMBAIXADOR DE CABO VERDE
Danniel Pereira

Neste artigo, o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira, conta a discriminação que a filha Débora passa no colégio de Brasília. O caso foi usado como exemplo num artigo publicado no Correio Braziliense a propósito do lançamento da Campanha Nacional sobre o Impacto do Racismo na Infância e na Adolescência no Brasil. Deixemos-lhe o texto aqui, na íntegra.
http://www.pambazuka.org/pt/category/comment/69773

OS PRIMEIROS SILÊNCIOS
Deonísio da Silva

O Brasil acabou de eleger a primeira mulher presidenta, alguém com uma história de luta na esquerda, porém, neste artigo, Silva analisa os primeiros silêncios do governo Dilma, embora este seja promissor de uma determinada continuidade social e liberal.
http://www.pambazuka.org/pt/category/comment/69962

BRASIL: O FESMAN DE ZULú ARAúJO*
Cristiano Lima

O III Festival MUNDIAL de Arte Negra - FESMAN está acontecendo em Dakar - Senegal, desde o dia 10 e vai até o dia 31/12, essa edição acontece com muito esforço e equívocos do Governo local, devido a fatores diversos teve alterada sua realização diversas vezes após seu lançamento para o Brasil em evento na Bahia. Foi também em Dakar que aconteceu a sua primeira edição ainda no ano de 1966, no momento histórico de surgimento de um País independente, com a voz de uma nova África, dona do seu destino. O festival sempre foi palco de diversas manifestações, não só artísticas mas políticas, foi lá que Abdias do Nascimento denunciou o racismo velado do Brasil, a farsa da democracia racial.
http://www.pambazuka.org/pt/category/comment/69985

Sumário da Edição Inglês
PAMBAZUKA NEWS 511

Eleições na Costa do Marfim: crônicas de uma falha anunciada
Pierre Sané
http://pambazuka.org/en/category/features/69838

Enquanto a crise pós-eleitoral na Costa do Marfim continua, Pierre Sané discute as circunstancias que levaram a contestação dos resultados das eleições e ressalta a necessidade de o país ser deixado a resolver seus próprios problemas.

CABO VERDE: FAMíLIA E ARTISTAS APELAM AO ESTUDO DE NORBERTO TAVARES
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article60095&ak=1

Terminou a jornada de um “badiu”, o homem que durante 35 anos deu a volta ao mundo, empunhando a música e Cabo Verde como bandeiras. Sempre. Norberto Tavares voltou domingo, 2 de Janeiro de 2011 à Fonte..., onde nasceu no dia 6 de Junho de 1956. À sua terra da esperança, que é Assomada, é Cabo Verde. E fica a alma do Homem na sua vastíssima obra que a família quer ver preservada, para servir as futuras gerações.

MOÇAMBIQUE: MORREU O PINTOR MOÇAMBICANO MALANGATANA
http://www.publico.pt/Cultura/morreu-o-pintor-malangatana_1473653?all=1

O pintor moçambicano Malangatana morreu aos 74 anos, esta madrugada, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vítima de doença prolongada, segundo a direcção do hospital. O pintor, de 74 anos, encontrava-se internado há vários dias naquele estabelecimento hospitalar. Malangatana vendeu os primeiros quadros há 50 anos e com o dinheiro arranjou uma casa e foi buscar a família para Maputo. Meio século depois, morreu um homem do mundo, um amigo de Portugal e um dos moçambicanos mais famosos.

Blog da África
MOÇAMBIQUE: O QUE É MOÇAMBIQUE, QUEM SÃO OS MOÇAMBICANOS?
Carlos Serra
http://oficinadesociologia.blogspot.com/2011/01/o-que-e-mocambique-quem-sao-os_07.html
De facto, sempre que lutou contra um Estado ou um Império, o colonizador pôde tirar partido da cooptação entre múltiplos actores, ambições e ressentimentos - muitas vezes de natureza etno-política - jamais anulados pela força militar e administrativa da facção aristocrática dirigente.

Sumário da Edição Francês
PAMBAZUKA NEWS 173 : OLHARES AFRICANOS SOBRE A SITUAÇÃO NA COSTA DO MARFIM

As eleições na Costa do Marfim: crônica de uma falha anunciada.
Pierre Sané
http://pambazuka.org/fr/category/features/69916

Se a Costa do Marfim está hoje em dia num impasse que risca chegar a um conflito armado com consequencias terríveis para o país e para toda a subregião, o caminho foi bem balizado para chegar a tal situação. Pierre Sané releva três erros no processo eleitoral. Pierre Sané discute as circunstancias que levaram a contestação dos resultados das eleições e ressalta a necessidade de o país ser deixado a resolver seus próprios problemas.

GLOBAL: ONU DENUNCIA AUMENTO DE VIOLÊNCIA SEXUAL NO CONGO, NA COSTA DO MARFIM E NO HAITI
http://tinyurl.com/25ayj8z

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para o aumento das denúncias de casos de violência sexual em países que vivem situação de conflito, como o Congo e a Costa do Marfim, na África, e o Haiti, no Caribe. A representante especial da ONU na área de violência sexual em conflitos, Margot Wallström, apelou para que as autoridades públicas redobrem a atenção em torno das acusações. Wallström disse que a violência sexual é usada como “arma tática de guerra” e que a impunidade “não pode mais ser tolerada”. “[Além do Congo] também estou preocupada com a violência no Haiti e na Costa do Marfim, com o uso da violência sexual como arma tática de guerra ou a fim de espalhar o terror contra os opositores políticos é inaceitável”, disse ela.

ANGOLA: DESEMBARQUES DE IMIGRANTES CLANDESTINOS PREOCUPAM AS AUTORIDADES
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=29045&catogory=Angola

A Polícia Nacional angolana impediu no último fim-de-semana a entrada ilegal mais de 50 cidadãos estrangeiros, oriundos da África Ocidental, que procuravam entrar no país de barco a norte de Luanda. Até ao início da noite de domingo, foram detidos 52 cidadãos provenientes da Guiné-Bissau, Mauritânia, Chade, República do Congo, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Serra Leoa, República Democrática do Congo e Gâmbia.

LIBÉRIA: ACNUR ACELERA DISTRIBUIÇÃO DE AJUDA HUMANITÁRIA PARA REFUGIADOS
http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/liberia-acnur-acelera-distribuicao-de-ajuda-humanitaria-para-refugiados/

SACLEPEA, Libéria, 4 de janeiro (ACNUR) – O ACNUR está expandindo a distribuição de ajuda humanitária para os atuais 22 mil refugiados marfinenses que fugiram para a Libéria com o aumento da tensão pós-eleitoral na Costa do Marfim. A maioria, composta por mulheres e crianças, é oriunda da região oeste do país e necessita urgentemente de comida, abrigo e água potável – recursos estes que estão em falta nas 23 vilas que receberam os refugiados no município de Nimba, na Libéria, aonde continuam chegando.

ANGOLA: UíGE TRANSFORMADA EM FEIRA ARTíSTICA
http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/uige_transformada_em_feira_artistica

Mais de 60 expositores, entre artesãos, oleiros, músicos, escritores e artistas plásticos transformaram, no sábado, Dia da Cultura Nacional, a Praça da Independência do Uíge na maior feira de produtos artísticos nacionais e de medicamentos tradicionais. Os 64 agentes culturais expuseram aos visitantes o potencial cultural e a criatividade dos artistas da região.
A ministra da Cultura, que inaugurou a Feira de Arte e Cultura, mostrou-se bastante impressionada com os produtos expostos, particularmente com a máquina artesanal para o fabrico de adobes, material muito utilizado na construção de casas na regia, inventada por Afonso João.

CABO VERDE: CANDIDATOS ENFRENTAM-SE A PARTIR DO DIA 14 DE JANEIRO NA TCV
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article60039&ak=1

A partir do dia 14 de Janeiro, às 21 horas, os cabo-verdianos poderão acompanhar uma série de três debates entre os principais candidatos às eleições legislativas de 6 de Fevereiro.O confronto vai ser transmitido em directo e em simultâneo pela Rádio de Cabo Verde (RC V) e pela Televisão Cabo Verde (TCV), conforme sugeriu os próprios partidos. O Director da TCV, Álvaro Ludgero, informa que os debates entre os principais líderes dos partidos, com excepção do Partido Social Democrata (PSD), de João Além, começam no dia 14 de Janeiro (próxima sexta-feira) com o confronto entre José Maria Neves (PAICV), Carlos Veiga (MpD), António Monteiro (UCID) e João Rosário (PTS).

SUDANESES ENCARAM FILA PARA VOTAR NO SEGUNDO DIA DE REFERENDO
http://tinyurl.com/268jlw7

Milhares de sudaneses do sul esperavam em longas filas na manhã desta segunda-feira (10) para votar no referendo que determinará a independência de sua região, cujos trabalhos foram abertos no domingo e vão até o próximo sábado. Na universidade de Juba, capital do Sudão do Sul, milhares de eleitores aguardavam pacientemente do lado de fora das mesas de votação. Muitos passaram a noite na fila.

SUDÃO: PRESIDENTE SUDANÊS DESDRAMATIZA EVENTUAL DIVISÃO DO PAíS
http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=11273718&indice=0&canal=401

Cartum – O Presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, afirmou que a eventual secessão do Sudão Sul, após o referendo de autodeterminação de domingo, não significa o fim de uma revolução que ele dirigiu desde 1989. "Será um estimulante para o prosseguimento da aplicação da lei islâmica, a Charia, com a infelificidade dos nossos detratores", declarou o líder sudanês durante uma cerimónia de inauguração de uma nova ponte construída por empresas turcas em Cartum. Segundo as primeiras indicações, as populações do Sudão Sul vão provavelmente votar pela sua separação do país.

SUDÃO: INíCIO POSITIVO PARA REFERENDO DO SUL DO SUDÃO
http://tinyurl.com/2fhoc2n

No Sudão está a decorrer desde domingo o referendo sobre a independência do Sul em relação ao Norte. A votação foi alvo de uma adesão em larga escala. Os sudaneses do Sul do Sudão, que residem no norte do país, também votaram mas o ambiente foi mais contido.

SUDÃO: EMANCIPAÇÃO DO SUL VAI CRIAR INSTABILIDADE NO SUDÃO, DIZ BASHIR
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/emancipacao-do-sul-vai-criar-instabilidade-no-sudao-diz-bashir.html

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, afirmou que o sul do país vai atravessar um período de instabilidade, caso decida se separar do norte no referendo que começa neste domingo (8).
Em entrevista à rede de televisão al-Jazeera, ele disse que o sul sudanês não seria capaz de formar um Estado estável nem sustentar os seus cidadãos.
O repórter da BBC em Cartum, James Copnall, afirmou que os comentários de Bashir devem irritar o SPLM, o partido de ex-rebeldes que governa o sul desde o fim da guerra civil, em 2005.
Neste sábado, aconteceram os últimos comícios antes do referendo. A expectativa é de uma vitória acachapante do 'sim', criando o mais recente país do mundo.

NIGERIA: OBASANJO OPTIMISTA FACE À COSTA DO MARFIM
http://tinyurl.com/2btwz2y

O antigo Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, afirma que está optimista e que é possível alcançar uma solução para a crise política na Costa do Marfim. Obasanjo falava durante uma visita a Abidjan, depois de dois dias de conversações com o Presidente Laurent Gbagbo e o seu rival Alassane Ouattara.

ÁFRICA DO SUL: ÁFRICA DO SUL É A PARTIR DE HOJE A VOZ DO CONTINENTE AFRICANO NO CONSELHO DE SEGURANÇA
http://tinyurl.com/2dacmoc

Para a ministra sul-africana das Relações Exteriores, Maité Nkoana-Mashabane, o seu país "está empenhado em contribuir para os trabalhos do Conselho em manter a paz e a segurança internacionais, especialmente em África, e na melhoria das condições de vida de todos os povos". Pela segunda vez (a primeira foi em 2007/2008), Pretória é a portadora dos anseios e necessidades particulares dos africanos num fórum internacional dotado de poderes para influenciar processos políticos e intervir em zonas de atrito e conflito no mundo inteiro, uma responsabilidade que os responsáveis políticos sul-africanos assumem sem ambiguidades apesar de alguma controvérsia gerada em torno do seu primeiro mandato no Conselho de Segurança.

ANGOLA: CENSO DA POPULAÇÃO SERÁ EM 2013
http://www.ibinda.com/noticias.php?noticia=6881

Luanda - O ministro da Administração do Território angolano, anunciou esta terça-feira, que o censo geral da população angolana deverá ser realizado em 2013. A informação foi adiantada esta terça-feira, na aldeia de Teka dia Kinda, em Malanje, pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, quando presidia, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao acto central das comemorações do Dia dos Mártires da Repressão Colonial, assinalado ontem em todo o território nacional.

CABO VERDE: RIBEIRA GRENDE DE SANTIAGO E RIBEIRA GRANDE DE SANTO ANTÃO VÃO GEMINAR-SE
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=29053&catogory=Cabo%20Verde

Ribeira Grande de Santiago e Ribeira Grande de Santo Antão vão geminar-se. O acordo de geminação deverá ser assinado este mês de Janeiro, porventura no decorrer das Festas do Santo Nome de Jesus, na Cidade Velha. Com este acordo fecha-se o “circuito Ribeira Grande”, uma vez que os dois Municípios cabo-verdianos já são geminados com a Ribeira Grande da ilha de S. Miguel, Região Autónoma dos Açores, Portugal.

GUINÉ BISSAU: GOVERNO DO BRASIL VAI CONSTRUIR LABORATóRIO PARA TRATAMENTO DA TUBERCULOSE
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=28940&catogory=S%20Tom%E9%20e%20Pr%EDncipe

O Governo brasileiro vai construir, no principal hospital de São Tomé, Ayres de Menezes, "um laboratório de referência" para o diagnóstico e tratamento da tuberculose, avaliado em mais de 1,3 milhões de dólares (980 mil euros). Os dois governos assinaram um acordo para o efeito na quinta-feira, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades são-tomense. O acordo define todo o primeiro semestre de 2011 como período para conclusão das obras e apetrechamento em materiais e equipamentos e capacitação dos quadros para trabalharem nesse novo laboratório. "Fazemos votos para que ele seja tão bem sucedido como os demais projetos que compõem a extensa pauta da cooperação rasileira", disse Artur Mayer, embaixador brasileiro acreditado em São Tomé e Príncipe e signatário do acordo pela parte brasileira.

GUINÉ BISSAU: REAFIRMA ANGOLA DISPOSIÇÃO DE AJUDAR A GUINÉ BISSAU
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=253471&Itemid=1

Bissau, 8 jan (Prensa Latina) Angola reafirmou hoje sua disposição de ajudar a Guiné Bissau no processo de reforma do sistema de defesa e segurança e no lucro da estabilidade econômica. O secretário de Estado angolano para as Relações Exteriores, Manuel Augusto, quem preside uma delegação de visita nesta capital, assegurou que se implementa o programa de cooperação técnico militar entre ambas nações, estabelecido mediante um acordo.

PORTUGAL: EMPRESÁRIOS DA REGIÃO DE LISBOA PROMOVEM MISSÕES EMPRESARIAIS A ÁFRICA
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=29050&catogory=CPLP

A Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS) vai promover em 2011, cinco missões aos mercados africanos. As missões visam países como Moçambique, Marrocos, Cabo Verde, Angola e Tunísia, e começam no final de Março estendendo-se até Novembro. A primeira missão internacional, a Moçambique, terá lugar de 20 a 27 de Março. Segue-se, de 9 a 14 de Maio, uma visita a Marrocos e Cabo Verde será alvo de uma prospecção de oportunidades de negócio entre 26 de Junho e 1 de Julho.

BRASIL: ADOLESCENTE É ESPANCADO PELO PADRASTO AO SE ASSUMIR HOMOSSEXUAL E MÃE PERDE GUARDA
http://www.lambda.org.mz/mundo/adolescente-agredido-revelar-homossexualidade.html

Um adolescente de 16 anos, de Catanduva, SP, foi agredido violentamente por seu padrasto, Sivaldo Bispo dos Santos, quarta-feira finda dia 8/12/10, ao contar que era homossexual. A mãe, que presenciou a agressão de seu companheiro sobre seu filho, perdeu a guarda temporária do menor que foi morar com o pai. Segundo o delegado Pedro Artuzo, “A mãe deverá ser punida por não ter feito nada para defender o adolescente”.

BRASIL: PRECONCEITO NUNCA SE APRESENTA CLARAMENTE", DIZ 1º EMBAIXADOR NEGRO DO BRASIL; LEIA RELATO
http://tinyurl.com/2cb8bro

Meu pai foi agente de portaria, um contínuo (...) O preconceito nunca se apresenta claramente. No campo das relações humanas, você nota reação positiva ou negativa (...) É preciso que haja ações afirmativas (...) Eu não me beneficiei de nenhuma política. Na minha época, isso não havia. Filho de um contínuo, Benedicto Fonseca Filho, 47, foi promovido em dezembro a embaixador, o primeiro negro de carreira. E o mais jovem. Passou por Buenos Aires, Tel Aviv e Nova York. Vai chefiar o departamento de Ciência e Tecnologia. Ele declara orgulho de ser negro e filho de pais humildes que o educaram para chegar ao topo na casa mais aristocrática do país.

CABO VERDE: CABO VERDE É UM DOAS PAíSE CONTEMPLADOS NO FUNDO FRANCÊS PARA O AMBIENTE
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=29029&catogory=Cabo%20Verde

Cabo Verde é um dos países contemplados com um financiamento do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM), de dois milhões de euros, refere uma nota divulgada pelo comité de luta contra a seca. O acordo de financiamento foi rubricado no quadro do Programa Regional de Gestão Sustentável de Terras (PRGDT), a ser implementado pelo CILSS (Comité Inter-Estado de Luta contra a Seca no Sahel) com o apoio de três parceiros técnicos e financeiros, a União Europeia (UE), o Centro de pesquisa canadense (IDRC) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O Programa vai cobrir vários países das zonas de intervenção do CILSS e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), sendo que o financiamento do Fundo Francês vai englobar nove desses Estados.

COSTA DO MARFIM: SOCIEDADE CIVIL IVOIRIENSE DENUNCIA CONSFISCO DA IMPRENSA PúBLICA POR CAMPO DE LAURENT GBAGBO
http://tinyurl.com/236eu53

Organizações da sociedade civil ivoiriense denunciaram o confisco da imprensa pública com objetivos de propaganda por um único campo e defenderam o fim da difusão de mensagens de ódio e de violência por estes órgãos. No termo da sua convenção geral extraordinária organizada quarta e quinta-feiras em Abidjan, as organizações da sociedade civil indicam que, para um apaziguamento do clima político pós-eleitoral, deve ser posto termo à propangada política e à difusão de mensagens de ódio e de violência na imprensa pública.

MAURITÂNIA: MILITANTE ANTIESCLAVAGISTA CONDENADO À PRISÃO NA MAURITÂNIA
http://tinyurl.com/2fsw783

O presidente da Iniciativa para a Ressurgência do Movimento Abolicionista (IRA) na Mauritânia, Biram Ould Dah Ould Abeid, foi condenado a um ano de prisão, incluindo seis meses efetivos, pelo Tribunal Correcional de Nouakchott, soube a PANA de fontes judiciais. O militante antiesclavagista foi acusado de « violências, assaltos e agressões contra agentes da força pública » a 13 de dezembro último numa esquadra da Polícia do subúrbio de Nouakchott.

ARGÉLIA: PROTESTOS CONTRA SUBIDA DE PREÇOS FAZEM CINCO MORTOS
http://www.bissaudigital.com/noticias.php?noticia=8285

Argel – Os motins que se verificaram na Argélia nos últimos dias, em protesto contra o desemprego e subida do preço dos bens essenciais, já fez cinco mortos. A quinta vítima, Sadek Bendjedid, de 65 anos, é um motorista de táxi, que morreu no hospital, na sequência da inalação de gás lacrimogéneo nos confrontos de Annaba, na Argélia. Não se sabe se o homem participava directamente nas manifestações.

BRASIL: NOVO GOVERNO QUER CONSOLIDAR A CIDADANIA NEGRA
http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=24801

Brasília – A nova ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial brasileira, Luiza Helena de Bairros, afirmou que é preciso potencializar as acções governamentais para consolidar a cidadania negra. Ao ser empossada do cargo, Luiza de Bairros afirmou que as áreas de educação, saúde e segurança são as prioridades da sua pasta. «As taxas de homicídio entre os jovens negros têm crescido de forma assustadora», disse a ministra, lembrando que a Presidente Dilma Rousseff «recomendou expressamente» que se iniciasse um processo de diálogo com o Ministério da Justiça.

CABO VERDE: CARLOS VEIGA ACUSA PEDRO PIRES DE FAVORECER ESTRATÉGIA DE GBAGBO
http://www.bissaudigital.com/noticias.php?noticia=8276

Praia - O presidente do Movimento para a Democracia (MpD) Carlos Veiga, condenou o envolvimento do Presidente cabo-verdiano na missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enquanto mediador da crise política na Costa do Marfim acusando-o de defender a estratégia de Gbagbo. O líder do maior partido da oposição cabo-verdiana disse que a continuidade do Chefe de Estado na missão «deixou de ser positiva quer para os objectivos desta, quer para a própria imagem e diplomacia de Cabo Verde no seio da CEDEAO».
CABO VERDE: JOSÉ BRITO: “UMA GUERRA NA COSTA DO MARFIM TERIA SIDO UM DESASTRE HUMANITÁRIO GRAVE”
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article60135&ak=1

O governo de Cabo Verde apoia “sem reservas” a mediação do presidente Pedro Pires na Costa do Marfim. Segundo o ministro José Brito, natural desse país oeste-africano, o importante nesta fase é que se conseguiu travar a “dinâmica de guerra”. Uma guerra na Costa do Marfim, garante Britô, “teria sido um desastre humanitário grave”.

GUINÉ BISSAU: MAGISTRADOS DA GUINÉ-BISSAU INICIAM NA TERÇA-FEIRA GREVE DE SEIS DIAS
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=29054&catogory=Guin%E9%20Bissau

Os magistrados da Guiné-Bissau vão voltar a paralisar o sector da justiça no país, com uma greve de seis dias, refere uma nota divulgada à imprensa. Segundo a nota, a greve decorre entre terça e quinta-feira, e entre os próximos dias 11, 12 e 13 de Janeiro. A paralisação foi convocada pela Associação Sindical dos Magistrados Guineenses, Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e Sindicato Nacional dos Oficiais da Justiça.

GUINÉ-BISSAU: JURISTAS DA UNIÃO AFRICANA PREPARAM LEGISLAÇÃO SOBRE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGA
http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=24849

Luanda – Juristas angolanos e moçambicanos, em representação da União Africana (UA), vão ajudar a preparar a legislação sobre o combate ao tráfico de droga na Guiné-Bissau. De acordo com o representante permanente da União Africana na Guiné-Bissau, Sebastião da Silva Isata, os juristas que serão enviados para a Guiné-Bissau, terão também a missão de assistir os seus colegas guineenses na reformulação do sistema legal nacional no quadro da anunciada reforma geral do sector de Defesa e Segurança

LíBIA: KADAFI DENUNCIA DIVISÃO DE ÁFRICA
http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=11272176&indice=0&canal=401
Tripoli - O líder líbio, Muamar Kadafi, afirmou que o continente africano permanece no impasse contra o qual advertiu o ex-Presidente do Gana, Kwame Nkrumah, desde 1963 e continuará nesta situação enquanto o continente não formar um Governo único, segundo noticia a agência Panapress. Kadafi acrescentou, durante um encontro no fim-de-semana em Tripoli com uma delegação de reis, sultãos, príncipes e sobas do Quénia, que os presságios de Nkrumah se concretizaram, pois desde 1963 África está em perdição e continua a ser colonizada, os seus recursos pilhados e as suas riquezas e matérias-primas exploradas para fazer funcionar as indústrias das antigas potências coloniais que consideram o continente como uma reserva.

SUDÃO: CONFRONTOS NA FRONTEIRA NORTE-SUL DO SUDÃO DEIXAM 23 MORTOS
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE70900O20110110

Pelo menos 23 pessoas morreram em confrontos com árabes nômades próximo à fronteira entre o norte e o sul do Sudão, disseram líderes na disputada região de Abyei nesta segunda-feira, no segundo dia do referendo de uma semana sobra a independência do sul.

TUNíSIA: PELO MENOS 23 PESSOAS MORTAS A TIRO NOS MOTINS DA TUNíSIA
http://tinyurl.com/2ce7g93

Sábado e domingo foram os dias mais violentos de uma vaga de contestação contra o desemprego que se arrasta já desde Dezembro. A oposição, reunida de emergência em Tunes, falava domingo em cerca de 20 mortos. O diário francês conseguiu recolher o nome de 23 vítimas em três cidades: Kessarine, Thala e Ragueb. Mas sublinha que o balanço pode crescer. “Consegui visitar o hospital de Kasserine. Vi muitos feridos e também mortos, mas sou incapaz de dar números”, disse ao jornal Chabari Mezi, professor e sindicalista.

/\/\//\/\/\//\/\/\//\/\/\//\/\/\//\/\/\//\/\/\//\/\/\//\/\/\//\
Fahamu – Redes para Justiça Social

http://www.fahamu.org

© A menos que indicado

_______________________________________________

Pambazuka-news-pt mailing list

Nenhum comentário:

Postar um comentário